segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Focaccia Meio a Meio

“Gennntemm”....Se desse para postar o perfume que essa focaccia deixou na casa inteira no dia que eu fiz...Mas alguém já deve estar inventando isso, não é? Bom, espero que sim. Já pensaram que fantástico seria poder ver e sentir o cheiro dos posts? Muito bacana...Mas voltando a realidade, você vão ter que se contentar com as fotos mesmo..E olha que sou péssima fotógrafa rsrsrsrs Mas... é o temos para hoje. Façam, façam, façam! Façam 2 receitas ao mesmo tempo, variem bastante as coberturas.. Todo mundo vai gostar.




Massa (rende um tabuleiro retangular médio)

¾ do saquinho de 10 gramas de fermento biológico seco

2 ½ xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de açúcar

200ml de água morna

1 colher de chá de sal

6 colheres de sopa de azeite extra-virgem



Esponja: Num recipiente pequeno coloque 50 ml da água morna, o fermento e o açúcar. Dissolva o fermento. Deixe descansar por 10 minutos até que fique com aspecto esponjoso

Num recipiente maior junte a farinha e o sal refinado. Faça um buraquinho no meio e derrame o fermento, o restante da água e o azeite. Misture tudo com uma colher. Quando os indredientes estiverem bem misturados, passa para uma superfície enfarinhada e comece a sovar a massa fazendo movimentos para frente e para trás com o punho até a massa começar a desgrudar das mãos, por aproximadamente 5 minutos. Vá adicionando mais farinha, se julgar necessário. Coloque a massa numa vasilha grande e limpa e cubra com um pano também limpo. Deixe descansar por +ou- 1h30minutos. Quando tiver dobrado de tamanho, ligue o forno. Coloque novamente a massa na bancada enfarinhada e sove por mais 1 minuto. Unte um tabuleiro com azeite, vá abrindo a massa com o auxilio das mãos. Modele a massa com os dedos fazendo uma espécie de covinha.




Cobertura

Você pode inventar a cobertura que quiser. No caso, eu fiz meio a meio. Cortei umas cebolas em pedacinhos bem pequeninos e refoguei no azeite (não esqueça de deixar esfriar. Faça enquanto a massa estiver crescendo). A outra metade foi a tradicional sal com alecrim. Eu não usei sal grosso. Fiz com sal marinho moído na hora. Se for usar sal grosso, recomendo moê-lo também, pois os grãos são muito grossos e pode ficar desagradável ao paladar. Ahh, aproveitei e também coloquei um pouco de sal em cima das cebolas.

Leve ao forno pré-aquecido 220C° por aproximadamente 30 minutos ou até as bordas começarem a ficar douradas.

5 comentários:

  1. Eu tambem queria sentir o cheirinho rsrsrsrsrs

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro focaccia, Juju! Adorei suas sugestões! bjss

    ResponderExcluir
  3. Ia ser cruel, né, sentir o cheirinho e não poder dar uma mordidinha! rsrs!
    Adorei sua receitinha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia menina.
    Seria bom poder sentir o cheirinho...rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Receita maravilhosa, hum!!!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs...
    Andréa....

    ResponderExcluir

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,