segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Berinjela!!!

Gente, vamos combinar que berinjela é um capítulo a parte, não? Sou suspeitíssima para falar...E a combinação azeite com berinjela??? Nossa!!! O que eu acho mais bacana é que ela é mesmo uma esponjinha e absorve o sabor dos temperos que colocamos. Super versátil! Como estou morando numa fazenda, tenho sempre alguns temperos, folhas e legumes diretamente da horta, totalmente orgânica (que luxo, hein??)! E dessa vez apareceu lá na cozinha 2 berinjelinhas lindas! Peguei uma delas e rapidinho fiz esta saladinha. Espero que gostem!

Ahh, já ia me esquecendo. Eu já comentei aqui que sou louca por cebola, então esta salada com a cebola aquecida apenas com o calor da berinjela quente, pode ter um gosto bem marcante. Caso vocês não gostem tanto quanto eu, sugiro substituir a cebola branca pela roxa ou até mesmo por aquelas cebolinhas pequeninas que tem o sabor menos acentuado. Agora, se o problema é cebola crua de uma forma em geral, basta aquecê-la com azeite rapidamente na panela.


Saladinha Morna de Berinjela e Azeitonas (para 2 ou 3 pessoas)



1 berinjela média

½ cebola cortada em julienne

2 colheres de azeitonas verdes picadinhas (deve ficar ainda melhor com a preta)

1 dente de alho cortado em finas lâminas

2 colheres de sopa de salsinha picadinha

Azeite de oliva

Sal

Pimenta



Corte a berinjela em fatias na horizontal e coloque-as num escorredor. Salpique um pouco de sal e deixe descansar por uns 30 minutos. Isto serve para tirar o amargo do legume. Após esse período esprema bem para sair todo o líquido.

Antes de começar a grelhar a berinjela, num recipiente já misture as cebolas cortadas com o alho, azeitona, salsinha, sal, pimenta e o azeite de oliva em quantidade suficiente para que todos esses ingredientes estejam bem lambuzados.

Numa frigideira super quente, coloque 1 fio de azeite e disponha as fatias de berinjela. Frite dos 2 lados até que estejam douradas. Retire e imediatamente corte em quadrados de 1 a 2 cm e junte aos demais ingredientes.

Prove o sal e pimenta e sirva !!

O importante é misturar a berinjela ainda bem quente aos outros ingredientes. Isso vai fazer com que a cebola dê uma leve amolecida e o alho desprenda o seu aroma no azeite.

Mas na hora de servir, tanto faz se vai ser fria ou quente. É gostosa de qualquer jeito!!!

3 comentários:

  1. Beringela nunca provei, mas o aspecto está excelente :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ai... eu quero experimentar!
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Juju! Obrigado pela visita! Adorei o seu blog! Esta receitinha é cá das minhas!

    um beijinho,

    Catarina

    ResponderExcluir

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,