terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bobozada!

Entrei na onda do “QUE MARRAVILHA”! Resolvi pegar uma das receitas do programa e fazer. Como todos queriam comer frutos do mar resolvi encarar o bobó. De verdade, a receita é muito fácil de preparar. O que demora é a “picação” dos ingredientes. Pica daqui, pica de lá... E eu gosto de tudo beeem picadinho. O purê de aipim foi o que mais consumiu meu tempo. O aipim não estava tão macio e deu um trabalhão para passar tudo pelo espremedor. Eu tripliquei a receita, já que éramos 10 pessoas. Valeu a pena o esforço. Ficou MARRAVILHOSO!
Resumo da experiência: E não é que o francês entende que comida baiana mesmo??? A receita original eu tirei do site do GNT. Esta aqui já esta com a minha adaptação

Bobó de camarão (para 10 pessoas)




CALDO
1,5kg camarões médios com cabeça
1 colher de sopa de azeita extravirgem
1 cebola
1 cenoura pequena
1 talo de aipo
½ garrrafa vinho branco seco

Descasque os camarões e reserve. Em uma panela, refogue no azeite os legumes corta dos em cubos grandes. Junte as carcaças dos camarões e refogue durante dez minutos em fogo alto. Acrescente o vinho branco e deixe ferver por mais cinco minutos. Cubra o resto da panela com água e deixe ferver em fogo baixo por trinta minutos. Coe o caldo e reserve.

AIPIM
1,7 kg aipim
sal

Descasque o aipim e lave. Cozinhe na água com sal até que fique macio. Assim que estiver pronto, jogue um copo de água gelada na panela. Isso fará com que o aipim fique ainda mais macio. Retire da água e, com a ajuda de um espremedor, faça um purê.

BOBÓ
3 kg camarões médios limpos e descascados (3 kilos ainda com casca e cabeça)
5 colheres de sopa de azeite extravirgem
2 cebolas picada
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
1 maço de coentro picado
5 tomates sem sementes cortados em cubinhos
1 pimenta dedo de moça picada
600ml caldo de camarão
900 ml leite de coco
1,2 kg purê de aipim
açúcar e sal a gosto
2 colher de sopa de azeite de dendê

Pegue os camarões que foram descascados e tempere com sal e pimenta, deixando para temperar apenas na hora de refogá-los. Aqueça uma panela de barro, coloque 2 colheres de sopa de azeite e refogue os camarões. Retire-os, mantendo na panela o caldo e o azeite.

Na mesma panela de barro, refogue as cebolas, o pimentão e a pimenta dedo de moça por aproximadamente três minutos. Acrescente o coentro refogando por mais três minutos. Junte o caldo de camarão coado e deixe ferver até que reduza à metade.

Coloque 450ml de leite de coco e ferva por mais três minutos. Junte aos poucos o purê de aipim e cozinhe por cinco minutos, mexendo sem parar.

Misture, então, o restante do leite de coco e a castanha de caju moída, cozinhando por mais cinco minutos. Tempere com sal a gosto e uma pitada de açúcar, para acentuar o sabor.

Junte os camarões, deixe ferver e desligue o fogo. Finalize misturando o azeite de dendê.

Sirva com arroz branco.

2 comentários:

  1. Delicioso esse bobó Juju...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Jú adorei o seu blog, fiquei super orgulhosa de vc amiga! Na cozinha sou uma tragédia, mas com a sua ajuda, quem sabe eu não me empolgo....rsrsrs Amei as receitas! Eu e Guigui somos seus seguidores agora! Bjs,

    ResponderExcluir

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,