terça-feira, 18 de maio de 2010

Bacalhau!

Eu nunca tinha feito bacalhau antes e devo admitir que fiquei surpresa com a simplicidade e qualidade do prato. Na verdade, o bacalhau é saboroso por si só e combinado com batatas e azeite fica difícil resistir. Todos adoraram!!!!!

Bacalhau da D. Celia (para 6 pessoas)






1 e ½ kilo de lombo de bacalhau seco (Eu usei o congelado, mas o seco é mais saboroso)
3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
4 dentes de alho sem casca
6 batatas inglesas grandes
1 pimentão verde cortado em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 pimentão amarelo cortado em rodelas
150 gramas de azeitona preta (de preferência sem caroço)
500 ml de azeite de oliva


No dia anterior coloque o bacalhau de molho numa bacia com água e troque esta água umas 4 ou 5 vezes até o dia seguinte.
Escorra o bacalhau, tire a pele e corte-o em 6 pedaços.

Numa panela coloque água e deixe ferver. Mergulhe o bacalhau por 5 minutos. Retire o bacalhau mas reserve a água do cozimento na panela.

Descasque e corte as batatas em fatias de 1 cm de espessura e coloque para cozinhar na mesma água do bacalhau. Quando elas estiverem macias, retire as batatas.
Num refratário grande, monte uma camada com as batatas e reserve.

Esquente uma frigideira anti-aderente e coloque um pouco de azeite. Deixe esquentar bem. Comece a fritar o bacalhau aos poucos. O objetivo é apenas dourá-los um pouco. Reserve.

Na mesma frigideira, acrescente um pouco mais de azeite e adicione as cebolas cortadas em rodelas. Frite até que elas estejam murchas. Retire e separe.

Para montagem do prato: Com as mãos, demolhe o bacalhau em lascas grandes e coloque os pedaços por cima das batatas. Coloque as azeitonas e alho espalhados pelo refratário. Pegue os pimentões e disponha em cima do bacalhau e as cebolas por cima do pimentão.

Coloque todo o azeite de oliva por cima de tudo. Parece muito azeite e é, mas não fica tão gostoso sem este pequeno exagero.

Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 220 °C.

Cubra o refratário com papel alumínio e retire do forno assim que o azeite começar a borbulhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,