quarta-feira, 26 de maio de 2010

É da Lata



Acho que a primeira coisa que me aventurei a fazer no fogão foi esse macarrão (depois de brigadeiro, é claro). Tomate em lata, atum em lata e macarrão, quem não tem em casa? Parece simplório e sem gosto, mas com a adição dos temperos corretos fica uma delícia. Delícia mesmo e prático.
Agora, o tempero que realmente faz a diferença eu só descobri agora, depois de tantos anos...A Canela! Isso mesmo, meus amigos, CANELA! Eu adaptei a receita abaixo de um dos livros do Jamie Oliver (“Cook with Jamie”).


Tortiglioni com Molho de Tomates e Atum (para 2 pessoas)



250 gr de macarrão tortiglioni (pode ser na verdade penne, gravatinha, parafuso...)
2 latas de atum
1 lata de tomate pelado
manjericão fresco (eu usei seco)
1 cebola
1 colher de chá de chili flakes (eu usei chili moído)
1 colher de chá de canela
sal e pimenta q.b.
azeite

Numa frigideira anti aderente refogue juntamente com o azeite, a cebola previamente picada, a pimenta, a canela e o manjericão. Deixe cozinhar até a cebola estar transparente. Adicione os tomates, o atum e tempere de sal e pimenta. Com uma colher, vá despedaçando os tomates até que fiquem num tamanho pequeno. Deixe cozinhar em fogo baixo por aprox 15 minutos.
Cozinha a massa em bastante água. Não esqueça de adicionar sal após a fervura da água e antes de colocar a massa para cozinhar. Escorra a massa reservando alguma da água da cozedura.
Junte a massa com o molho de tomate e atum e agite. Se quiser, adicione um pouco mais de manjericão.
Se necessário junte um pouco da água da cozedura para a massa e o molho não ficarem tão presos.
Sirva de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,