Olha gente, os franceses é quem tem razão. Comida boa, saborosa e sem gordura é difícil de encontrar. Todos os clássicos quitutes franceses tem exagerada quantidade de manteiga, gordura animal. Croissants, foie gras, confit de pato, dentre muitos outros.
A culinária hoje está em fase de transição, os chefs em busca de composições mais saudáveis, com menos sal, gordura e açucares. Está certo, vai...O ritmo de vida atualmente está mais acelerado e não combina com preparações demoradas ou alimentos muito pesados.
Resisti em fazer esta receita porque leva muito óleo. Mas sucumbi e resolvi testar dando um jeitinho de século XXI. Utilizei óleo de canola. Ficou delicioso! E o segredo do lombinho bem molhadinho decifrado. Oleo nele, gente! Não adianta fazer qualquer outra mandinga. É óleo que o lombinho precisa. Peguei esta receita daqui.
Lombo rápido
1 e ½ de lombinho de porco
2 cubos de caldo de carne dissolvidos em ½ copo de água fervente (eu usei de caldo de picanha porque estava sem o de carne na dispensa)
2 dentes de alho
1 cebola grande ralada
2 colhes de sopa de vinagre branco
Pimenta do reino à gosto
2 folhas de louro
½ xícara de óleo (eu usei canola)
2 fatias de bacon
Faça uns furos no lombinho e deixe ele marinando em todos estes ingredientes (exceto o bacon) por no mínimo 1 hora.
Retirar da marinada e selar o lombinho numa panela bem quente com mais um pouco de óleo.
Quando ele estiver bem douradinho, coloque-o num assadeira, regue com um pouco da marinada, pique o bacon e jogue por cima do lombinho. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 1 e ½. Não é necessário cobrir.
Como eu tinha umas batatas doce e inglesa sobrando na geladeira. Eu lavei bem, e piquei em pedaços de 2 cm e coloquei para assar junto com o lombo
Vá regando com a marinada toda a vez que achar que o lombinho esta ressecando.
Ao retirar do forno, deixe o lombo descansar por uns 5 minutos antes de fatiá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,