quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Gosto da Lembrança

Sabe quando o gosto daquele prato maravilhoso fica na nossa lembrança? Pois é... É o meu caso com esse gnocchi de berinjela.
Eu o comi há muitos anos atrás no Giuseppe (restaurante no centro do Rio de Janeiro). Ele foi inclusive o “Prato da Boa Lembrança” durante um tempo. Eu sempre pedia este prato. Mas não sei por qual motivo eles tiraram do cardápio.
Pesquisei bastante receitas de gnocchi de berinjela na web, mas não achei muitas. O site da Associação da Boa Lembrança disponibiliza essa receita, mas ela não está correta. A começar que eles citam um ingrediente que não é mais mencionado no modo de preparo. Bem, com um pouco de adaptação a receita ficou INCRÍVEL. Espero que gostem.


Gnocchi de Berinjela com Molho de Tomates Frescos




Para o gnocchi:
3 berinjelas
2 batatas médias
60 gramas de queijo parmesão ralado
50 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
Manjericão fresco picado a gosto
Sal a gosto

Coloque as berinjelas para cozinhar no forno com casca e tudo até que elas estejam macias. Parta ao meio e retire a polpa com o auxílio de uma colher. Amasse bastante com o garfo.
Cozinhe as batatas e faça um purê
Faça uma pasta com a manteiga e a farinha
Depois junte tudo na panela: berinjela, manteiga e farinha, as batatas, queijo parmesão e o manjericão e mexa um pouco com o fogão ligado. Após os ingredientes estarem todos incorporados, desligue o fogo e deixe esfriar.
Limpe a sua superfície de trabalho e jogue bastante farinha. Com o auxilio de uma colher vá aos poucos fazendo as bolinhas do gnocchi. Foi nessa parte que tive alguma dificuldade. A massa é muito delicada e mole e eu não gosto de colocar muita farinha. Então eu enrolei as bolinhas de 1 a 1.



Caso vocês não tenham tempo para isso, basta incorporar farinha a massa que será mais fácil manusear os bolinhos.
Numa panela de água fervente, vá jogando os bolinhos aos poucos e retirado-os quando eles chegarem a superfície (esse é o ponto do gnocchi). Coloque num refratário e reserve.

Para o molho de tomates:
6 a 8 tomates maduros
½ cebola grande picada
2 dentes de alho cortados em lâminas
Manjericão a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 pitada de açúcar
Sal a gosto

Tire a pele dos tomates, as sementes e pique-os em pedaços de 1 a 2 cm (podem ser pedaços irregulares)
Numa panela refogue a cebola e o alho no azeite até que estejam transparentes. Junte os tomates e mexa.
Acrescente a pitada de açúcar e deixe cozinhando em fogo baixo por no mínimo 1 hora. Quando o tomate estiver quase todo derretido, acrescentar o manjericão e colocar o sal à gosto. Cozinhar por mais 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,